6 Dicas para procurar e encontrar emprego fora do Brasil

1. Identificar país e requisitos

Em primeiro lugar deve escolher um país para trabalhar. Nos países de língua portuguesa pode ser mais fácil encontrar emprego para portugueses, mas não se limite a estes países.



Depois de se decidir pelo país de resseção deve procurar saber quais são os principais requisitos de entrada neste país, como o visto (se necessário) e o contrato de trabalho. Também deve estar atento às pequenas burocracias, como a equivalência ou a tradução de diplomas entre os dois países. O currículo deve estar também na língua original do país ou em inglês.

2. Procurar emprego online

Pesquise trabalho no país que deseja em sites de emprego no estrangeiro especializados. Se procura apenas por um trabalho temporário, uma hipótese que tem é contactar agências de trabalho temporário no estrangeiro.




Outra opção que tem é pesquisar por oportunidade de emprego no estrangeiro no portal da sua antiga faculdade.

3. Sondar os contactos

Pode recorrer à sua rede de contactos profissionais, inquirindo sobre o conhecimento de vagas de emprego no estrangeiro, ou pedindo referências para esse fim.

Peça também conselhos às pessoas da sua rede que já estão no estrangeiro.

4. Fazer voluntariado

Uma boa solução para trabalhar no estrangeiro passa por fazer voluntariado. Além de ser uma experiência inesquecível, o voluntariado internacional para jovens abre portas para outros voos no futuro.

5. Preparar entrevista

Conheça bem o país a que se candidata. Estude a língua desse país. As empresas dão preferência a quem já se encontra nesse país ou a quem está mais familiarizado com a língua e com os costumes dessa nação.




No caso de responder a entrevistas de emprego pelo telefone, lembre-se das diferenças no fuso horário.

6. Preparar documentos

Prepare também todos os documentos pessoais antecipadamente, para não ficar retido por causa de determinada falta de documentos.