Investimentos têm alta de 28,2% na passagem de abril para maio, aponta Ipea

O Brasil registrou, em maio, alta de 28,2% nos investimentos na comparação com o mês anterior. Já em relação a maio de 2019, o indicador teve queda de 19,6%. É o que aponta o Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FCBF), divulgado nesta terça-feira (7) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

A FBCF é composta por máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos.

Sobre a alta ante abril, o Ipea destacou que “o resultado representou recuperação dos investimentos em relação às quedas verificadas nos dois meses anteriores, resultantes da crise gerada pela pandemia de Covid-19”.

Segundo o Ipea, em maio, houve crescimento de 68,7% nos investimentos em máquinas e equipamento frente a abril. A produção nacional de bens avançou 22%, enquanto a importação cresceu 145,6% no mesmo período. Já a construção civil teve alta de 14,1%.

Investimentos ainda no vermelho
Apesar da alta do indicador no mês, o trimestre móvel encerrado em maio fechou com uma retração de 20,6%. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o indicador também apresentou queda, de 18,4%.

Todos os componentes do indicador tiveram queda na comparação com o mesmo período do ano anterio. Enquanto o segmento máquinas e equipamentos recuou 23,7%, a construção civil e o componente outros registraram baixas, respectivamente, de 16% e 18,5%.

O Ipea destacou, ainda, que no acumulado em doze meses, os investimentos caíram 2,8%.

Fonte: G1